A ansiedade está mentindo pra você

A ansiedade é capaz de nos manter vivos mas também de nos fazer querer desistir de existir. A ansiedade é sofrida, nos desgasta tanto, precisamos estar preparados para tudo e todos sempre. Isso dá um medo absurdo do próximo segundo e sofremos por antecipação, o que nos corrói até alma.

Sabemos o quanto isso pode ser difícil e doloroso (mente e corpo), mas saiba que a realidade que a ansiedade cria não é a realidade do mundo.

Quando a ansiedade muda a nossa percepção

Na ansiedade patológica há uma percepção distorcida ou alterada do mundo. Isso significa que você seleciona ou presta atenção apenas na informação da realidade que explica, ou poderia explicar, a sensação de ameaça. Do mesmo modo, esta informação é interpretada de forma equivocada e nos concentramos muito mais nela do que nos outros fatos.

Alguém que, por exemplo, se sente ansioso no relacionamento com as outras pessoas, tende a ver nelas apenas alguns aspectos em relação ao outros. Estará sempre muito atento a qualquer gesto de rejeição, por menor que seja. Um silêncio pode ser interpretado como uma indicação de que não é amado ou de que as pessoas não querem falar com ele. Não dará valor aos sinais de aceitação ou interesse, a menos que sejam extraordinariamente visíveis.

Se a ansiedade for mais imprecisa, o ansioso começará a ver “sinais fatídicos” em qualquer manifestação da natureza. Por exemplo, um nascer do sol muito colorido o leva a sentir que “algo vai acontecer”. Uma lua muito iluminada gera medo, e ele não sabe por quê.

Trabalhar a interpretação equivocada

Todos os transtornos de ansiedade podem ser tratados, mesmo nos casos mais severos. Uma terapia destinada a superar esses sintomas ensinará a pessoa ansiosa a concentrar a sua atenção em outros aspectos da realidade que ela está ignorando.

É possível aprender a dar significados mais amplos do que percebemos. Às vezes, precisamos de alguém que nos ajude a entender que sentir o coração acelerado não significa que estamos à beira de uma parada cardíaca. Ou que é normal que algumas pessoas não gostem de nós, mas isso não significa que elas pretendam nos fazer algum mal.

Qualquer tipo de ansiedade é importante. Na verdade, quando ignoramos os sintomas da ansiedade como uma estratégia de enfrentamento, eles tendem a crescer e a invadir a personalidade. Procurar ajuda rapidamente é a melhor maneira de enfrentar esses estados que nos causam tanto sofrimento.

Nosso Centro Terapêutico está de portas abertas para atender a você ou quem sabe um amigo ou familiar próximo. Clique nos ícones para falar conosco.

Deixe um comentário