Família na Quarentena

Por Liliane Lo Bianco
Psicóloga Clínica, CEO Centro Terapêutico Lo Bianco
CRP: 05/52930

 

A chegada do novo coronavírus obrigou milhares de famílias a mudarem significativamente suas rotinas. O isolamento de todos em casa é uma imposição que nos têm obrigado a reinventar as formas de relacionamento. Com todos juntos em tempo integral, os desafios são mais intensos e as relações são colocadas à prova o tempo todo.

Conviver exige mestria. E, em momentos de confinamento, sabemos que tanto os humores – os bons e os maus – ficam hiper dimensionados, o que torna alguns cuidados ainda mais necessários. Por um outro lado, nunca a importância desse laço afetivo foi tão necessária. A família representa proteção, acolhimento e aconchego, que representam a base para o desenvolvimento saudável dos seres humanos. Por outro, o convívio ininterrupto pode provocar uma sensação de falta de privacidade, excesso de interferência ou ausência de espaço pessoal.

Com milhões de pessoas sendo obrigadas a se isolarem dentro de suas casas é importante que estejam claros os limites de cada um, que haja bastante respeito pelas diferenças e muita compreensão com relação aos direitos e deveres de todos. É preciso modular as reações, treinar a empatia e respeitar diferenças. Esta pré-disposição a um convívio harmônico pode levar a família a novo modelo de relacionamento, mais saudável, tranquilo e até mesmo divertido.

O foco deve estar na manutenção da tranquilidade. A cada dia existirá uma lição aprendida, erros poderão ser corrigidos e acertos potencializados. A possibilidade de sairmos deste período com os laços ainda mais fortes é muito grande. E os ganhos poderão ter valor inestimável.

Caso você sinta que está difícil o convívio e a manutenção da tolerância, saiba que muitas pessoas estão passando por isso. Afinal, estes não são tempos fáceis. A ajuda de um psicólogo pode ser muito benéfica para abrir caminhos, clarear ideias, entender motivos e propor reflexões que ajudem na na manutenção da saúde emocional de todos os envolvidos. Agende sua consulta.

#quarentena #familiaetudo #relacionamentofamiliar #facaterapia #psililianelobianco #centrotetapeuticolobianco

Deixe um comentário